O edifício do século XIX encontrava-se em ruína quando o projeto foi iniciado. Com 4 lajes muito pequenas, menos de 20 m², sua nova função é abrigar uma família em temporadas na cidade mas com a possibilidade de virar um escritório.
A solução encontrada foi manter apenas as paredes externas e reconstruir as lajes e circulação vertical, as lajes foram projetadas de modo a serem flexíveis, sem paredes ou instalações que delimitem o layout. Foram deixados expostos 7 tubos metálicos por onde passa toda estrutura necessária de instalações para deixar aberta alterações futuras sem necessidade de reformas.
No térreo está a cozinha e área de refeições, no segundo pavimento o living, no terceiro banheiro e closet, no quarto pavimento o dormitório, e na cobertura um terraço descoberto para apreciar a cidade. Tanto o banheiro como a cozinha são independentes da estrutura, podendo ser retirados ou realocados.
No acabamento das paredes foi deixado exposta a alvenaria original, e em todas as lajes há um trecho em vidro que dá mais luminosidade e um efeito visual original.
Projeto: Raul Sanchez
Local: Barcelona, Espanha
fonte: Interiorzine
fotos: José Hevia
VEJA ESSE OUTRO PROJETO QUE TRANSFORMA UMA TORRE HISTÓRICA ABANDONADA EM UMA CHARMOSA RESIDÊNCIA:
تعليقات