Com o objetivo de reduzir a perda de produtos agrícolas no deslocamento da produção, Kimbal Musk (irmão de Elon Musk) e Tobias Peggs criaram a Square Roots, uma startup focada na produção agrícola de alto rendimento dentro de grandes centros urbanos, como essa primeira base criada no Brooklyn para abastecer a cidade de Nova Iorque.
Um conjunto de contêineres foi instalado em um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados onde funcionava um estacionamento. A produção utiliza de métodos tecnológicos como iluminação de LED e irrigação automatizada, além de ter estrutura vertical que permite alta densidade de plantação.
Para se ter uma ideia da alta produtividade do sistema, o conjunto de 10 contêineres produz o equivalente a 200 acres (ou 800 mil m²) de uma fazenda tradicional. O modelo é facilmente replicável e está nos planos da empresa chegar a várias cidades nos próximos anos.
Projeto: ORE Architecture
Local: Nova Iorque, Estados Unidos
fonte: Curbed; ORE Architecture; SquareRoots
Assista ao vídeo para saber mais:
Relembre aqui outro conteúdo sobre as fazendas urbanas:
Tendência em grandes cidades do mundo, um novo uso do espaço urbano tem crescido: o de cultivo agrícolas. As fazendas urbanas também são conhecidas como fazendas verticais ou Pink Farms, ganharam esse nomes pelas características físicas como vários platôs de cultivos sobrepostos e pela luz cor-de-rosa (...)
VEJA TAMBÉM: Especial contêineres
Antigos contêineres sem uso foram utilizados para construir uma charmosa vila no interior da Alemanha. são agrupados em três, e revestidos externamente com madeira.
Como solução para o déficit habitacional, a prefeitura de Barcelona lançou uma nova modalidade de habitação social, com alojamentos provisórios construídos em contêineres reciclados.
Comments