Edifício de contêineres lidera revitalização de bairro



O bairro de Maboneng passa por um processo de revitalização em que o design tem papel chave para dar novos ares. O edifício que lidera a regeneração da região é feito por 140 contêineres marítimos reciclados, empilhados formando dois blocos de apartamentos.


A implantação dos dois blocos, um verde e outro azul, em V foi feita para criar uma praça triangular de convívio, o piso térreo é de uso misto com integração à área urbana ao longo de corredores sombreados com mobiliário.


Os apartamentos são interligados por corredores bem arejados que também servem de área de convívio, com uma vista privilegiada da praça interna. Os apartamentos têm planta integrada e mantêm as características industriais dos contêineres, como o teto metálico pintado de branco.


A textura da fachada com rasgos de janelas em padrão chevron (estampa geométrica que remete aos símbolos matemáticos triangulares < e >) dá o charme final à estrutura, além de proporcionar iluminação aos apartamentos.


Projeto: LOT-EK

Área: 40 a 60 m²

Local: Joanesburgo, África do Sul

fonte: Curbed; LOT-EK



VEJA TAMBÉM: Especial contêineres



Charmosa vila de contêineres


Antigos contêineres sem uso foram utilizados para construir uma charmosa vila no interior da Alemanha. são agrupados em três, e revestidos externamente com madeira.





Contêineres e ônibus antigos viram uma vila de coworking


Um conjunto de 2 ônibus e 14 contêineres formam uma vila de coworking para trabalhadores independentes e da economia criativa, com uma estética ousada e inusitada.

minimumdesignblog@gmail.com

São Paulo, SP, Brasil 

Atualizado em 2020